Graduação: Aprovação no TFG | 2020


GRATIDÃO ✨

Há alguns meses eu finalmente passei pela banca final do TFG, o momento que achei que nunca chegaria. E eu soube que fui aprovada. Dá para imaginar?!

Eu realmente não imaginava que isso fosse acontecer. Eu estava pronta para fechar essa etapa, trancar o curso era a maior certeza dessa reta final, porque eu já estava preparada para a reprovação.

Eu queria ter feito a graduação do “jeito certo”, não que isso realmente exista, mas eu queria ser boa. Eu queria não ter desistido das disciplinas de projeto, ou desaparecido das aulas relacionadas por não conseguir lidar com as conexões e não ter sido reprovada nelas. Eu queria não ter desistido do meu primeiro TFG, ter participado da entrega do painel, participado do apitaço, ter tirado foto com o caderno e ter me formado com a minha turma.  Eu queria ser tão apaixonada pela profissão quanto meus colegas.

Tudo isso parece meio idiota agora, não porque a possibilidade do diploma é realmente possível, (ainda faltam os projetos que deixei para trás), mas porque isso significa que eu só queria me sentir parte de alguma coisa. Mas não foi assim. Os últimos 6 anos foram uma coleção de caos, desespero e angústia. Graças aos últimos anos eu tenho um histórico de saúde prejudicado, várias crises de ansiedade e a depressão como lembrete da pior escolha que eu podia ter feito: insistir em algo que eu não gosto mais. 

Menos de um mês antes da entrega eu cheguei no limite, chorei, chorei muito e escrevi ao meu orientador dizendo que não aguentava mais, que queria desistir. Ele sabiamente, inclusive a quem serei eternamente grata, não deixou, conversou comigo, me incentivou e me ajudou da melhor forma possível. Durante a banca eu ouvi um “Eu tenho certeza de que você entregou o melhor que podia no momento”. E de fato foi isso, depois de repensar e continuar, eu entreguei, contrariando a mim mesma, depois passei pela banca com o coração apertado, mas consciente de que eu fiz o melhor que pude.


A foto da apresentação é diferente do comum, afinal *pandemia*, mas a palavra que me vem à mente é gratidão, sobretudo, pelo processo. Foi extremamente difícil, angustiante e duro, mas chegamos ao final. Gratidão pela oportunidade de ter sido orientada por dois professores incríveis ao longo do processo e por bancas tão cheias de aprendizado e discussões que foram uma enorme aula.

Toda essa reflexão de forma desconexa só para falar que depois das três matérias que ainda faltam ser cursadas, eu serei finalmente graduada. E apenas deixar registrado o sentimento de gratidão que me transborda com a finalização dessa etapa.

Existe uma maré nos casos dos homens a qual, levando à inundação, nos encabeça à fortuna. Mas omitidos, a viagem das vidas deles está restrita em sombras e misérias. Em um mar tão cheio estamos agora a flutuar. 
E nós devemos pegar a correnteza quando nos for útil, ou perder as aventuras á nossa frente” - Willian Shakespeare


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se!